Estrias? Conheça mitos e verdades sobre

11/09/2020 0

As estrias são cicatrizes causadas pelo esticamento excessivo da pele em um curto intervalo de tempo, isso leva ao rompimentos das fibras elásticas que sustentam a derme. Apesar de serem muito comuns, existem diversos mitos e verdades sobre as estrias.

Por exemplo, você sabia que elas podem surgir em qualquer parte do corpo e em qualquer pessoa? É verdade que as estrias são mais comuns em áreas com alta concentração de gordura, como seios, glúteos, coxas e barriga. Mas isso não impede que elas apareçam em outras partes, como braços e costas.

Quer saber as respostas para outros mitos e verdades sobre as estrias? Acompanhe a leitura e descubra, inclusive, como tratar essas cicatrizes indesejadas!

Só mulheres têm estrias

MITO. Como citamos, as estrias são cicatrizes que aparecem na pele quando ela é muito esticada, sobretudo quando há fatores genéticos. E isso pode acontecer em diferentes situações, como por exemplo, o famoso efeito sanfona. 

Sendo assim, é mito que as estrias só aparecem em mulheres. Nos homens, elas surgem principalmente durante o crescimento, na adolescência, e quando há ganho de peso ou excesso de exercícios físicos.

O mais comum é que elas se concentrem nos braços e nas costas, no caso do crescimento. Já as estrias masculinas por causa da hipertrofia dos bíceps tendem a surgir nos ombros e nos braços.

Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar

VERDADE. Quando acontece o rompimento das fibras por causa do esticamento da pele, elas perdem a capacidade de se regenerar. É por isso que as estrias brancas são difíceis de ser eliminadas. 

No entanto, quando a cicatriz ainda tem coloração avermelhada ou arroxeada, quer dizer que elas são recentes e ainda há circulação sanguínea no local. Isso melhora os resultados obtidos com os tratamentos disponíveis atualmente.

Não dá para prevenir as estrias

MITO. Em alguns casos, você já sabe que a sua pele vai esticar e podem sair estrias. Gravidez e colocação de prótese de mama são alguns exemplos. Sendo assim, é um mito que não dá para evitar.

O ideal é adotar medidas preventivas o quanto antes. Procure um dermatologista para que ele indique um bom hidratante nesse caso. Certos produtos não são indicados para gestantes, por exemplo.

Adotando uma rotina de hidratação, você vai tornar a parte externa da pele mais flexível, prevenindo estrias. Para potencializar os efeitos, aplique o produto após o banho.

Além disso, opte por uma alimentação mais saudável e mantenha o corpo hidratado de dentro para fora aumentando a ingestão de água

É possível tratar as estrias

VERDADE. Ainda não existe um procedimento ou produto que seja capaz de apagar de vez essas cicatrizes. No entanto, alguns tratamentos são bastante eficientes para minimizar sua aparência e estimular a produção de colágeno. 

Assim, as estrias ficam com menos relevo, mais finas e com coloração próxima a da pele. Em alguns casos, podem ficar quase imperceptíveis!

Entre as possibilidades estão o uso de produtos como ácido retinóico, ou procedimentos estéticos como carboxiterapia, microagulhamento, sucção a vácuo e laser.

Um exemplo de tratamento eficaz para melhorar a aparências das estrias é o Q-Plus Evo, disponível na Lilly Estética. Esse laser libera calor e energia para estimular o colágeno e melhorar a aparência das estrias.

É um tratamento rápido, que estimula a renovação da pele, mas não causa grande desconforto ao paciente, que nem precisa deixar de lado a sua rotina!

Para saber mais ou adquirir nossos tratamentos online sem sair da sua casa, converse com nosso atendimento via Whatsapp clicando aqui ou entrando em contato no (16) 99176-2806.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado

Obrigado, seu comentário está sendo analisado.

Após a aprovação, você poderá visualiza-lo nessa página.