Cicatrizes de acne: como evitar e tratar as temidas manchas

10/08/2020 0

Quando o assunto é pele, vale o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Mas se, ainda assim, você não conseguiu evitar as temidas manchas e cicatrizes de acne, saiba que existem diversas maneiras de tratar e voltar a ter uma pele bonita e saudável.

Isso vai depender, claro, da avaliação profissional quanto ao tipo de cicatriz, se a acne ainda está ativa ou quais produtos tópicos estão sendo usados.

Saiba por que espinhas causam manchas e cicatrizes na pele

As espinhas são processos inflamatórios que acontecem na pele. Uma das consequências é a produção de melanina no local, causando a pigmentação que pode ser avermelhada, amarronzada ou arroxeadas. Durante a cicatrização da pele, podem se formar marcas permanentes, que são as cicatrizes.

Entenda mais sobre o grau da acne e tipo de cicatriz

Cicatrizes e manchas de acne têm relação com o grau de severidade das lesões. Além disso, a cicatriz pode ser de diferentes tipos, o que influencia na indicação do tratamento mais adequado.

Em suas formas mais severas, a acne pode se manifestar em:

Grau 3 – cravos e lesões com secreção, chamadas de pápulas e pústulas.

Grau 4 – aparecem ainda cistos e nódulos, que são maiores e com mais pus.

Grau 5 – além das características acima, há um processo inflamatório na pele, que pode causar até mesmo febre. 

Nesses casos, as cicatrizes podem se formar mesmo se não houver manipulação das lesões. Em todo caso, elas podem se manifestar de duas maneiras:

Cicatriz atrófica – com a aparência de um buraquinho na pele.

Cicatriz  hipertróficas – relevo na pele que parece um inchaço.

Como evitar cicatriz e mancha de acne?

Nasce uma espinha e o impulso fala mais alto para espremer. A sensação é a de que isso faz com que ela desapareça mais rapidamente. Mas é só impressão.

Na verdade, uma das maiores causas de cicatriz de acne é o fato das pessoas manipularem espinhas e cravos. Isso atrapalha o processo natural de cicatrização e pode piorar a inflamação. Em alguns casos, é preciso até tomar medicamentos para controlar o processo inflamatório desencadeado.

No entanto, quem sofre com quadros mais severos de acne também pode ter cicatriz, mesmo sem mexer em nenhuma lesão. Geralmente, isso ocorre quando o grau de severidade está entre 3 e 5, como citamos anteriormente.

As manchas também são bem comuns em caso de acne, principalmente quando há cicatriz. Elas tendem a clarear e a sumir com o tempo e com a cicatrização. No entanto, a manipulação da acne pode agravar a mancha. O que também piora é a exposição solar sem proteção ou o uso inadequado de cosméticos e medicamentos.

É possível eliminar mancha e cicatriz de acne?

Quando o assunto é mancha de acne, fica mais fácil tratar, seja com produtos de uso tópico ou procedimentos estéticos como laser, luz pulsada e peeling, por exemplo.

O ideal é sempre seguir a recomendação do dermatologista, que pode indicar o uso de cremes, géis, produtos com ácidos ou substâncias clareadoras, além de esfoliantes e máscaras faciais para reduzir manchas e atenuar cicatrizes.

Por falar em cicatrizes, eliminar totalmente as marquinhas é mais difícil, mas com o uso de produtos adequados e dos tratamentos estéticos certos, é possível ter um ótimo resultado!

As cicatrizes mais comuns são as do tipo atróficas, e elas podem aparecer mais ou menos profundas, com tamanhos distintos. Para atenuar essas marcas, além dos procedimentos já citados, pode ser recomendado o microagulhamento, o uso de ácidos mais fortes ou radiofrequência para estimular a renovação da pele, por exemplo.

Agora, se a cicatriz for hipertrófica, o nivelamento da pele pode ser feito por meio de procedimentos como lasers e microagulhamento. Mas se o relevo for muito alto, o excesso pode ser retirado por meio de um procedimento cirúrgico.

Q-Plus Evo é a opção de tratamento para mancha e cicatriz de acne

Para quem quer atenuar cicatrizes e manchas de acne de uma só vez, um tratamento na Lilly Estética que pode ser indicado é o Q-Plus Evo, um laser italiano de última geração.

O procedimento tem ação fotoacústica bastante eficiente, pois conta com múltiplos comprimentos de onda e pulsos. As sessões têm curta duração, e o paciente não tem muito desconforto e não precisa sair da sua rotina. A quantidade de sessões vai depender da avaliação profissional, que leva em consideração a severidade das cicatrizes e manchas.

Uma das vantagens desse tratamento na Lilly Estética é que o Q-Plus Evo ajuda ainda em questões como flacidez e rejuvenescimento da pele. Bastante completo, não é mesmo?

Para saber mais ou adquirir nossos tratamentos online sem sair da sua casa, converse com nosso atendimento via Whatsapp clicando aqui ou entrando em contato no (16) 99176-2806.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado

Obrigado, seu comentário está sendo analisado.

Após a aprovação, você poderá visualiza-lo nessa página.