Como aumentar imunidade? Conheça alimentos que podem lhe ajudar!

04/09/2020 0

Manter a imunidade alta é uma das chaves para garantir a boa saúde e, consequentemente, a beleza da pele e do corpo. Para ajudar as células de defesa do corpo no combate a agentes como vírus, bactérias e fungos, alguns alimentos podem ser inseridos no cardápio do dia a dia, como veremos mais à frente.

Contudo, é importante reconhecer alguns sinais do corpo que indicam que o sistema imunológico não está agindo de forma eficiente. Esse é o caso de sintomas como cansaço, unhas e cabelos fracos, problemas na pele, além de incômodos recorrentes como alergias, infecções e gripes.

Se esses sintomas forem frequentes, o ideal é procurar um médico para entender qual pode ser a causa e iniciar o tratamento adequado. Porém, ingerir alimentos que fortalecem sua imunidade nunca é demais, certo? 

Só não se esqueça de também evitar aqueles que podem prejudicar seus sistema imune. Esse é o caso do excesso de alimentos como os ricos em carboidratos, açúcares e gorduras. 

Para manter a saúde e a beleza em dia, aposte também em uma rotina de exercícios físicos e tenha noites de sono em quantidade e qualidade adequadas. Quanto à alimentação, confira a seguir a lista com alimentos que vão te ajudar a aumentar a imunidade!

Frutas cítricas são antioxidantes e ricas em vitamina C

Fontes de vitamina C, essas frutas ajudam na produção de células de defesa e auxiliam na reparação de tecidos, contribuindo para a recuperação de feridas, machucados e ainda na cicatrização.

Além disso, elas são antioxidantes, o que quer dizer que protegem contra radicais livres e ajudam a manter o bom funcionamento das células saudáveis. 

Para quem quer manter a beleza da pele, consumir frutas cítricas como laranja, limão, morango, acerola, kiwi e goiaba também vai ajudar, já que a vitamina C é um importante ativo para manter a cútis mais jovem. Não é a toa que é usada em cosméticos para o rosto e para o corpo!

Verduras de cor verde escuro também são antioxidantes

Outra alternativa para consumir vitamina C é incluindo no cardápio folhas verdes escuras. E elas têm ainda outro benefício para a fortalecer a saúde: a vitamina A, que é antioxidante e tem ação direta na imunidade, uma vez que faz parte de tecidos como mucosas que atuam como barreira de defesa e na formação de células que combatem organismos infecciosos.

Há diferentes maneiras de consumir esse tipo de folha, como cruas ou refogadas. Entre os exemplos de alimentos assim estão espinafre, brócolis, rúcula, couve e mostarda.

Cereais, grãos e leguminosas são fontes de zinco

Alimentos como aveia, feijão, ervilha, grão de bico e lentilha são ricos em zinco. Esse nutriente é importante para a imunidade, pois ajuda em processos anti-inflamatórios.

Sementes e castanhas aumentam a produção de anticorpos

E além do zinco, esses alimentos ainda são ricos em vitamina E, que estimula a produção de anticorpo, evitando doenças como as causadas por vírus e bactérias. Nozes, castanhas, amêndoas, semente de girassol e gergelim são só alguns exemplos do que pode ser consumido nesse caso.

Iogurte natural ajuda no funcionamento do intestino

Esse é um alimento rico em probióticos, que estimulam a produção das células de defesa. Essas bactérias do bem também ajudam no funcionamento do intestino e melhoram a flora intestinal, o que interfere diretamente no sistema imunológico, já que o intestino absorve os nutrientes e separa o que não nos faz bem.

Peixes e frutos do mar são alimentos com gorduras “do bem”

Ricos em ômega 3 e 6, alimentos como peixes e frutos do mar são as chamadas “gorduras boas”, que ajudam a manter as artérias livres de inflamações. Outra alternativa para consumir esses nutrientes é por meio óleos vegetais, como é o caso do de canola e do azeite.

Temperos como alho, cebola e pimenta também ajudam na imunidade

Além de darem um sabor especial aos alimentos, os temperos naturais são boas maneiras de aumentar a imunidade. O alho, por exemplo, é rico em vitaminas A, C e E. Já a cebola é bastante completa, pois tem substâncias que protegem de inflamações, vírus, bactérias, fungos e parasitas, sendo capaz até de reduzir o risco alguns tipos de câncer, como de mama e de boca.

Outro tempero que ajuda na imunidade do corpo é a pimenta, que tem betacaroteno. A substância se transforma em vitamina A, protegendo contra infecções.

Mais uma opção é a cúrcuma. Ela é antibacteriana e antisséptica, além de agir como expectorante natural. Tem ainda o gengibre, que é um termogênico natural, sem falar que é antioxidante, anti-inflamatório e antiviral, o que ajuda a combater problemas como resfriado, bronquite e asma.

Água é fundamental para manter a imunidade

Não necessariamente um alimento, mas importantíssima para manter a saúde e a beleza em dia, a água é uma das melhores formas de se hidratar, o que ajuda a manter a imunidade lá em cima. Geralmente, o recomendado é ingerir 2 litros por dia. Uma forma de ajudar na hidratação é consumindo sucos de frutas e água de coco, por exemplo.

Na Lilly Estética você encontra procedimentos estéticos com inovadores aparelhos em sessões avulsas e também em pacotes exclusivos. Sendo membro Lilly Laser Club, você tem direito a descontos especiais em tratamentos corporais e faciais, além de depilação a laser ilimitada no corpo todo, por apenas R$ 99,90 por mês. Fora isso, tratamentos a partir de R$99,90 por sessão!

Para saber mais ou adquirir nossos tratamentos online sem sair da sua casa, converse com nosso atendimento via Whatsapp clicando  aqui ou entrando em contato no (16) 99176-2806.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado

Obrigado, seu comentário está sendo analisado.

Após a aprovação, você poderá visualiza-lo nessa página.