O que é Botox e como ele funciona?

14/08/2020 2

Conhecida como Botox, a Toxina Botulínica é uma das principais escolhas quando o assunto é rejuvenescimento facial. Com efeito paralisante, ela é aplicada em rugas e marcas de expressão com o objetivo de deixar a aparência mais jovem e a pele firme.

Apesar da aplicação mais comum do Botox ser estética, a Toxina também é usada em outros tratamentos como de hiperidrose (suor excessivo), da Disfunção Temporomandibular (DTM) e do excesso de gengiva.

Para fins de atenuar linhas de expressão, as aplicações mais comuns de Botox são em áreas como olhos (pés de galinha), testa, sobrancelhas (na região entre elas ou para dar uma “levantada”) e pescoço.

Entenda como funciona o Botox

Expressões faciais são comuns a todas as pessoas. Mas essa contração muscular em excesso, chamada de hipercinesia, tende a deixar a pele marcada, com vincos que aparecem mesmo quando o músculo está relaxado.

É aí que o Botox atua. A Toxina é extraída da bactéria Clostridium Botulinum e quebra uma proteína conhecida como SNAP 25. Quando ocorre esse processo, o neurotransmissor (acetilcolina) que atua na contração dos músculos é inibido, causando relaxamento.

Com o passar do tempo, o corpo começa a produzir novas proteínas e os músculos voltam a contrair ao sorrir, chorar e expressar outras emoções. Por isso há a necessidade de reaplicar o Botox após um período que pode variar de 4 a 8 meses, dependendo da resposta de cada paciente.

Também é importante não confundir o objetivo da aplicação do Botox com o do ácido hialurônico. Esse último é usado para realizar preenchimentos, o que pode ser interessante para quem quer definir o contorno do rosto, como no caso de uma harmonização facial, por exemplo.

Por ter esse efeito de preenchimento, o ácido hialurônico também costuma ser indicado quando há rugas mais profundas, como o chamado “bigode chinês”.

Botox também pode ser preventivo, com aplicação na juventude

É muito comum associar a aplicação de Botox a pessoas mais velhas e com mais linhas de expressão. No entanto, o Botox também é usado para prevenir rugas. E a aplicação pode começar logo cedo: em média, a partir dos 25 anos!

Quem já tem alguma linha de expressão, por mais fina que seja, pode começar a pensar em aplicações de Botox preventivo, para que essa marca não se torne cada vez mais profunda.

A aplicação da Toxina nesses vincos impede que os músculos se contraiam e acentuem ainda mais as linhas de expressão. Dessa maneira, o tecido também “aprende” a não contrair quando não há necessidade, prevenindo o aparecimento de rugas.

Aplicação de Botox é simples e rápida

Muita gente também tem dúvida sobre a aplicação do Botox. A verdade é que esse é um procedimento bastante simples e rápido. 

A aplicação é feita em consultório por meio de uma agulha. O profissional faz a avaliação da quantidade de produto necessária e do local que deve receber o Botox e, em seguida, faz as devidas marcações.

Então, a toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo para causar a paralisação do tecido. O procedimento leva aproximadamente 10 minutos por região.

Além disso, esse é um tratamento que não requer grandes cuidados: esperar aproximadamente 4 horas para fazer exercícios físicos e manipular a região que recebeu a aplicação da Toxina Botulínica são alguns dos exemplos. Todas as recomendações serão feitas pelo profissional e devem ser seguidas à risca para garantir o sucesso do procedimento.

Vale ressaltar que o enfraquecimento dos músculos se dá de forma gradual, ou seja, o resultado não é visível logo após a aplicação e pode levar até 15 dias para ser notado.

Quanto custa manter o Botox em dia?

Seja o botox preventivo ou para atenuar linhas de expressão já estabelecidas, a aplicação deve ser feita regularmente para manter o efeito desejado. Assim, é possível ter uma pele lisa e com aparência mais jovem.

A periodicidade das aplicações pode variar. Por isso, é importante ficar atenta aos sinais da sua pele e consultar sempre um especialista para fazer o acompanhamento.

Como esse é um procedimento que precisa ser refeito com frequência, é fundamental ter uma clínica de confiança, com profissionais capacitados e, claro, valores que caibam no seu bolso. Assim, você consegue manter a pele firme em vez de criar rugas de preocupação com o seu orçamento!

Na Lilly Estética, por exemplo, fica mais fácil manter a pele mais jovem ao longo do ano através do Clube do Botox Lilly. O pacote dá direito a 3 aplicações por ano a partir de R$99,90 mensais. E tem mais: você ganha uma sessão de Laser para Rejuvenescimento!

Para saber mais ou adquirir nossos tratamentos online sem sair da sua casa, converse com nosso atendimento via Whatsapp clicando aqui ou entrando em contato no (16) 99176-2806.

2 Comentários

Tarcisia Souza

23/08/2020

Me imformarão que depois de um tempo fazendo aplicações, os músculos não responde mais e o rosto fca deformado,como este processo acontece?

Responder

Atendimento Lilly

26/08/2020

Olá Tarcisia, tudo bem? Aplicações de Toxina Botulínica são usadas de forma consciente em cada tipo de pessoa, após uma rigorosa avaliação por Especialista da área a ser aplicada. O rosto não fica deformado. Nossas Especialistas tem formação específica para esse tratamento, e se quiser, temos Profissionais que podem lhe atender de forma online e tirar dúvidas sobre Botox. Entre em contato conosco pelo whatsapp: (16) 99176-2806.

Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado

Obrigado, seu comentário está sendo analisado.

Após a aprovação, você poderá visualiza-lo nessa página.